Logo

Programa Romaria | 10 a 15 de Agosto

Notícias

É antiga, muito, esta GRANDE ROMARIA DE AGOSTO em S. BENTO DA PORTA ABERTA. Antiga. Famosa. Aqui , e nestes dias, a alma mais pura do povo português vive o seu melhor e mais genuíno sentir. Devoção profunda e séria ao Pai e Padroeiro da Europa , tão presente na alma minhota. S. Bento é neste local, Rio Caldo, Terras de Bouro, devotamente amado e cantado desde há 400 anos! E em Agosto o povo está presente. Muitos milhares, dia e noite, rezam, cantam e dançam sem fadiga, mesmo quando percorreram muitos quilómetros a pé, rezando com todo o corpo.
E o terreiro do santuário, agora Basílica, mostra o seu melhor, o melhor da identidade minhota: concertinas, muitas; desfile de tradições e memórias do povo que construíu e constrói a nossa matriz inconfundível, fogo de artifício do melhor que se fabrica entre nós e em quantidade de pasmar , iluminação dos arruamentos e da fachada do templo, agora mais brilhante e bem tratada; andores
que nos mostram e convidam à devoção de tantos santos da nossa terra, das “ Terras de Bouro “ e figurados de primeira. Esta grande festa é a alma multissecular do nosso país. É a nossa memória colectiva. Vem de muito longe e vive como se só agora tivesse sido criada. A portugalidade, de que nos orgulhamos, vivese e perpetua-se aqui e à roda de S. Bento, do nosso S. Bentinho ou , de forma mais cerimoniosa, o Senhor S. Bento. As famílias juntam-se na alegria e na partilha tão portuguesa dos farnéis onde a gastronomia própria dos nossos merendeiros é rainha! E o vinho, além de alegrar os corações, também anima a festa! Esta GRANDE ROMARIA de AGOSTO em honra de S. Bento é , sem dúvida Património Imaterial da Humanidade. Nós temos orgulho deste bem sem preço que nos dá alma e nos identifica e distingue.

 

programa4

Carlos Aguiar Gomes
(Mesário da Irmandade de São Bento da Porta Aberta)

1022 Views
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd

Scroll Up