Logo
IMG_9192

Celebração do Dia de S. Bento, Pai e Padroeiro da Europa | 11 Julho

Agenda

Arcebispo de Braga exorta cristãos a servirem e a fazerem o bem

Na celebração do Dia de S. Bento, Pai e Padroeiro da Europa, que decorreu a 11 de Julho, o Arcebispo de Braga pediu aos cristãos para se empenharem e comprometerem nas atividades das suas comunidades paroquiais, para se envolverem na renovação da Arquidiocese.

«Muitos cristãos estão ausentes da vida paroquial, não prestam o mínimo de cuidado, o mínimo de atenção à vida da comunidade, e pensam que a comunidade é de alguns, e que bastam alguns para ser comunidade», lamentou D. Jorge Ortiga.

O prelado, que presidia à Eucarista celebrativa do dia de S. Bento, na Cripta da Basílica de S. Bento da Porta Aberta, vincou que uma comunidade paroquial «tem que ser viva» e para que isso aconteça «necessita muito de pessoas que estejam disponíveis para colaborar, necessita do trabalho de todos».

Depois de lembrar e incentivar à prática da regra de S. Bento, “Reza e trabalha”, D. Jorge Ortiga incentivou os fiéis a servirem a Deus e a serem «agentes do bem», prestando «atenção às necessidades dos outros» e procurando dar-lhes resposta, através de gestos e ações concretas de voluntariado, no seio da igreja ou numa instituição.

No final da Eucaristia, que foi solenizada pelo Coro da Misericórdia de Vila Verde, o Monsenhor Moreno, em nome da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, saudou os peregrinos e congratulou-se pelas presenças do vice-presidente da Câmara de Terras de Bouro, do presidente da Junta de Freguesia de Rio Caldo, do Coro e do Arcebispo de Braga, a quem foi dirigida uma salva de palmas pela celebração dos seus 50 anos de sacerdócio. A seguir à missa saiu a tradicional procissão com o andor de S. Bento, na qual tomou parte também a Banda da Carvalheira, de Terras de Bouro.

IMG_9058

IMG_9099

IMG_9069

IMG_9114

IMG_9138

IMG_9172

IMG_9182

IMG_9235

IMG_9238

5972 Views
0
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd