Logo

Dia Mundial da Árvore

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, que é dia 21, Dia de S. Bento, e dado o estado de alarme sanitário do nosso país, a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, como havia previsto, não vai plantar, no final das cerimónias celebrativas da Morte de S. Bento, alguns Medronheiros e Azereiros, árvores protegidas e que devem merecer toda a nossa solicitude. Como tal não vai ser possível, queremos deixar aqui uma lista de árvores que fazem parte do nosso património florestal e que deveriam ser plantadas em espaços a arborizar.
 
Aproveitamos para recordar que os filhos espirituais de S. Bento, sobretudo a partir de S. João Gualberto (Fundador dos beneditinos Valombrosanos), sempre foram grandes cuidadores da Criação e a eles se deve muito do conhecimento dos estudos da Natureza.
 
Sabemos que os incêndios têm devastado largas manchas florestais. Por isso, urge, em nome da defesa de uma Ecologia Integral, centrada no Homem, como forma de respeitar, cuidar e defender a Criação, que cada cidadão se empenhe na plantação de espécies autóctones, que fazem (ou faziam) parte das nossas florestas e do nosso património natural.
Assim, para os nossos leitores mais atentos e intervenientes na defesa da Criação, deixamos uma pequena lista de árvores que deveriam ser plantadas com mais frequência, até como forma de evitar plantar espécies invasivas, como as Mimosas ou os Eucaliptos. Aqui vai ela:
 
1. Amieiro – Alnus glutinosa
2. Azereiro – Prunus lusitanica (rara)
3. Azevinho – Ilex aquifolium
4. Azinheira – Quercus rotundifolia
5. Bétula ou Vidoeiro-branco – Betula celtiberica ou Betula pendula
6. Carvalho-cerquinho – Quercus faginea
7. Carvalho-roble – Quercus róbur
8. Castanheiro – Castanea sativa
9. Cerejeira- brava – Prunus avium
10. Freixo – Fraxinus angustifólia
11. Loureiro – Laurus nobilis
12. Medronheiro – Arbutus unedo
13. Padreiro – Acer pseudoplatanus
14. Pilriteiro – Crataegus monogyna
15. Salgueiro – Salix sp
16. Teixo – Taxus baccata
17. Zambujeiro ou Oliveira-brava – Olea europaea
284 Views
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd

Scroll Up