Logo

Dia de São Cirilo e São Metódio

Notícias

Hoje, 14 de fevereiro, celebra-se o dia de São Cirilo e São Metódio, evangelizadores da Europa. Nascidos em Tessalónica, cidade onde São Paulo desenvolveu parte da sua actividade apostólica e a cujos primeiros fiéis enviou duas Cartas, os dois irmãos entraram em contacto espiritual e cultural com a Igreja patriarcal de Constantinopla, então florescente pela cultura teológica e pela actividade missionária, e souberam unir as exigências e os compromissos da vocação religiosa com o serviço missionário. Os Czares da Crimeia foram as primeiras testemunhas do ardor apostólico deles; mas a sua mais importante obra evangelizadora foi a missão da Grande Morávia, empreendida depois que o príncipe Rastislau da Morávia lhes tinha conseguido a permissão do imperador e da Igreja de Constantinopla.

A obra apostólica e missionária, tão complexa e diversificada, dos santos Cirilo e Metódio, considerada hoje à distância de onze séculos sob multíplices aspectos, apresenta-se rica de uma extraordinária fecundidade e também de uma excepcional importância teológica, cultural e ecuménica: aspectos estes que interessam não só à história da Igreja, mas também à civil e política de uma parte do Continente Europeu.» … «Cirilo e Metódio foram dois autênticos “operários” da messe de Deus.» … «E neste dia da sua festividade, a Igreja, exaltando a meritória ação apostólica deles, está consciente de ter hoje ainda mais necessidade de cristãos capazes de dar o seu contributo de compromisso, de energia e de entusiasmo para o anúncio da mensagem de salvação em Cristo Jesus».

João Paulo II, proclamou os santos irmãos, Cirilo e Metódio (nascidos no século IX), com S. Bento, padroeiros da Europa. Aquele Pontífice referiu na ocasião que «a Europa respira com dois pulmões: a Ocidente com S. Bento e a Oriente com os santos Cirilo e Metódio» Estes dois irmãos são os grandes evangelizadores dos eslavos. S. Cirilo deu a estes um alfabeto, de origem grega, e que ainda hoje toma o seu nome: alfabeto cirílico.

A Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Nossa Senhora, tem uma Fraternidade – Fraternidade S. Bento, por uma Europa cristã – que luta pela promoção de uma Europa fiel às suas raízes cristãs e que tem com co-padroeiros os Santos Bento, Cirilo e Metódio. Assim, no dia 14, dia dos santos Cirilo e Metódio, vão ser recordados estes santos, de quem o Papa João Paulo II disse em 1981: «Como Paulo e Barnabé, os santos Cirilo e Metódio, irmãos no sangue e mais ainda na fé, foram intrépidos seguidores de Cristo e incansáveis pregadores da Palavra de Deus».

 

 

 

174 Views
0
0
0
tesxt

tasadsad
asda
d
sad
as
da
sd

Scroll Up